<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD> <!-- BODY - BEGIN --> <BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10933364\x26blogName\x3dportal+AMBIENTAL\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portalambiental.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portalambiental.blogspot.com/\x26vt\x3d-2159574027787888339', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, abril 21, 2005

Engenharia Ambiental: profissão da década e do futuro!

postado por PomP's! @ 18:53

Pra quem ainda não viu, não leu e nem ficou sabendo, consegui digitalizar duas mini-reportagens a respeito da Engenharia Ambiental e o mercado de trabalho. Clique nas figuras abaixo para ampliar:

Engenharia Ambiental - Revista Veja, 13 de abril de 2005
FONTE: Revista Veja, 13 de abril de 2005.

Engenharia Ambiental - Revista Exame, 13 de abril de 2005
FONTE: Revista Exame, 13 de abril de 2005.

19 Comentário(s)

  • eh mto chato isso neh?! saber que temos mto emrpego pela frente! o mais legal ainda eh q somos desbravadores nesse ramo, assim tem muitas opções para pesquisa! hehehe abraço

    Por Anonymous Anônimo, as 19:29 

  • Engenheiro Ambiental é um engenheiro do quase...

    Quase é uma eng. Civil, Quase é uma eng. Mecânica, Quase é uma eng. Química...

    Qualquer um desses profissionais citados se sai melhor que esses Engenheiros Bambientais... vide o fato que não existe nenhum dessa "raça" comandando empresas na área de meio ambiente...

    O próprio CREA ferrou esse povo, já que não podem assinar quase nada (também não tem competência para tal)....

    Por Anonymous Anônimo, as 23:47 

  • Para o ignorante que escreveu que "Engenheiro Ambiental é um engenheiro do quase...", o fato de ser um quase nao impede ninguem de iniciar uma carreira, ainda que nova. O engenheiro ambiental, mecanico, ou seja la qual for, deve acima de tudo estar preparado para aprender. Ou voce acha que um engenheiro esta pronto para gerenciar uma atividade assim que sai da universidade? Nao na minha empresa. Nem na de ninguem em nenhum lugar do mundo. Hoje sou auditor de uma das maiores empresas de certificacao do Mundo, da Inglaterra, e fui convidado a atuar pela Universidade da California na Africa por 14 meses, em projetos sustentaveis, e nao cheguei ate aqui pensando mediocre como voce. Para tanto, tive que aprender muito sobre nao ser arrogante, ignorante, nao pelo fato de minha pessoa possuir tais caracteristicas, mas para saber lidar com pessoas como voce, infantis, incapazes e despreparadas inclusive para lidar consigo mesmo, quanto menos com pessoas, seja la qual for a atividade dessas.
    Cuide com suas palavras. O mundo eh pequeno e da voltas.

    Boa Sorte.

    Por Anonymous Anônimo, as 04:32 

  • O idiota aí que escreveu o tal comentário certamente é um macaquinho de poste(também conhecido como engenheiro eletricista) ou um imbecil que chega em casa todo dia sujo de graxa e encontra a mulher também suja de graxa...mas a graxa da mulher vem do vizinho dono da borracharia, que com certeza ganha mais do que ele...isso só mostra como todas as outras engenharias sentem inveja e ao mesmo tempo frustração de verem que o pico agora é nosso...Ambiental rules sucker!!

    Por Anonymous Anônimo, as 11:05 

  • olá sou uma jovem estudante mtu confusa....
    adorei o curso de engenharia ambiental .. mas ao mesmo tempo morro de medo do mercado de trabalho e que não aguente o curso... pois há muitas pessoas que me desanimam totalmente dizendo q o curso é horrivel e o mercado so fica no ''cresce'' não quero ficar rica quero apenas amar o q faço .
    mas sinceramente quando eu to pra coloca meus pés no chão dizendo q eu vou fazer este curso ... outros dizem q meu dom n é este e sim psicologia, alias estes dias realizei um teste vocacional e deu psicologia a area q devo atuar, mas quando me falam em psicologia eu fico super pra baixo..
    n sei gostaria q alguem me desse dicas
    e ajuda
    pq eu so quero uma coisa trabalhar cm amor
    ....

    Por Anonymous Anônimo, as 17:39 

  • O teste vocacional eh apenas um guia, quem tem q decidir oq fazer é vc! o meu teste apontou p/ odontologia, enfermagem e pedagogia [¬¬]. eu simplesmente abomino qualquer uma delas. E, aliás, qm foi q disse q o resultado do teste vocacional traz a garantia de ter prazer na profissao indicada?
    espero ter ajudado um pok
    XD

    Por Anonymous Anônimo, as 20:12 

  • vc me ajudo mtu sim...
    obrigado
    mas o problema ainda eh q eu n sei estou entre psicologia e eng ambiental...
    o verdadeiro medo da eng ambiental
    eh d q eu n seja uma boa profissional....
    talvez pelo cuso ser um poko dificil

    Por Anonymous Anônimo, as 21:00 

  • simples..

    agradeço a postagem da foto, do assunto.

    pretendo seguir essa carreira, pois muito me importo com o mundo em que vivemos eee se posso fazer algo para ajudá-lo, estou disposto a por a minha competência e perfeccionismo nesse respeito que deve ser tratado com a natureza !!


    minhas atuações serão no foco ambiental, quero muito mesmo me aprofundar em áreas bem relacionadas ao meio ambiente.

    NÃO ME IMPORTA O QUANTO GANHE, só me importa fazer aquilo que gosto e de certa forma ajudar o planeta, dinheiro vem com o tempo, vem com dedicação e criatividade...


    sem mais a dizer agradeço a postagem da revista !!

    abraços a Tds daVID

    Por Blogger Unknown, as 11:14 

  • Pessoal
    estou no primeiro periodo
    de engenharia ambiental
    na federal de rondonia,
    sinceramente, nossos doutores, empolgam em relação ao campo que podemos atuar, ainda mais na região amazonica,
    n sei, como já disse estou apenas no primeiro periodo,
    mas que vcs pensem, em uma fraze
    sheapeare, ..."a duvida é uma dadiva traidora e nos fazem perder o que de fato poderiamos ganhar pelo simples medo de arriscar"

    Por Blogger Unknown, as 22:24 

  • é a eng do quase... infelizmente concordo... mas quase nenhum desses estuda o q a gente estuda, da parte de aguas, solo, ar etc!! e logo logo as obras e avaliaçoes de impacto ambiental somente pleo eng ambiental

    Por Blogger Unknown, as 23:39 

  • Quando Bill Gates resolveu criar a microsoft ele teve que romper todos os medos pq a informática era uma tecnologia nova..hj em dia não preciso nem falar neh.
    Felizmente, nós, futuros ou já engenheiros ambientais, nos deparamos com a mesma realidade que a própria informática já encarou. E o nosso sucesso só depende de nós mesmo.
    E a propósito. Quem falou que somos engenheiros do quase no mínimo deve estar com uma dor de cotovelo enorme por ter escolhido uma engenharia que não consiga alcançar Terra-Ar-Água.
    Sds...

    Por Anonymous Anônimo, as 08:23 

  • Bom, sei que esse tópico não é exatamente feito para se tirar dúvidas, mais me parece o local amis adequado para faze-la.Sou de belo horizonte,e tenho vontade de fazer engenharia ambiental.Porém, o curso ainda não existe na federal de minas(UFMG)que é muito conceituada e é a universidade q eu queria estudar.Aqui em BH só existe o curso na FUMEC.Queria saber a opião de vcs sobrte qual o melhor local para formar nesse curso, e se a FUMEC é ou não boa nesse curso!Obrigada

    Por Anonymous Anônimo, as 12:33 

  • Oi Luiza...
    Sou de Minas tbm e moro a 100Km ai de BH e tenho um amigo q cursa eng. ambiental na FUMEC e pelo o q ele fala me parece ser um bom curso, bem estruturado, bons professores etc.
    Tbm sou estudande de eng. ambiental aki na minha cidade e vejo q a grade do curso da FUMEC é mto bom.
    Mas se vc quiser msm estudar em uma federal, uma das melhores do rasil é a ufv.
    Espero ter ajudado...
    Rafael

    Por Anonymous Anônimo, as 22:25 

  • oi..
    eu tenho mtas dúvidas sobre o q fazer e nos últimos meses eu tenho pesquisado sobre engenharia ambiental e eu fiquei empolgadíssima com o curso, eu sempre me preocupei com o planeta mas nunca soube bem o q fazer pra ajudar e esse curso me pareceu uma ótima oportunidade pra fazer a minha parte.. eu já pesquisei e sei na teoria o q um engenheiro ambiental faz, mas eu queria saber na prática mesmo, o q eu vou ver nessa profissão, o q eu vou fazer, essas coisas.. e achei esse o melhor lugar pra perguntar isso.. espero q vcs possam me ajudar! =)

    Por Blogger Unknown, as 19:50 

  • Olá...
    Vou Iniciar meu curso de Eng. Ambiental esse ano(2008), no Pará, e estou super empolgado com isso...
    Acho q é para isso q existo. A causa ambiental. E nao vou medir esforços para ser o melhor no que faço, por ralizaçao profissional e ambiental.
    Adorei o post de vcs, me animaram ainda mais.
    Muito Obrigado

    Por Blogger rc, as 13:14 

  • Olá pessoal, me chamo Max Henrique, sou engenheiro ambiental, forei na 1ª turma da UCG.
    Gostaria de saber de vocês, principalmente dos formados, qual a posição do CREA aí da região de vocês, quanto ao engenheiro ambiental poder assinar o projeto básico de Estações de Tratamento de Esgoto e Aterros Sanitários. Pergunto isso pois aqui em Goiás estão querendo nos proibir de assinar os devidos projetos veja bem são os projetos básicos, pois os estruturais eu sei que não podemos. Vale ressaltar que o responsável por tal ato de querer proibir é encabeçado por um Engenheiro Civil, profissional que está sendo "ameaçado" por perdr uma fatia do mercado para nós. Grande Abraço a todos.

    Por Anonymous Anônimo, as 15:41 

  • ae na real.. eu to começando agora o curso de eng amb, e tenho gostado muito.. sempre me importei com o meio ambiente e nunca me importei muito com dinheiro nem nda.. acredito q agente estuda e aprende com o intuito de ser o mais proficional possivel..

    eu gosto de definir o eng amb assim: ele eh o que concerta as cagadas dos outros engenheiros.

    Por Anonymous Anônimo, as 21:41 

  • Prezados Ambientalistas saudações atodos. Sou Gestor Ambiental e de uma empresa multinacional e pretendo a medio prazo cursar Emg Ambiental pois é uma área que me motiva e atrai. Com relação as restrições de assinaturas em determinados projetos, creio que com o fortalecimento da classe, iremos ampliar nossas atribuições e responsabilidades tecnicas. Gradativamente creio que as questões de cunho ambiental deverá ser conduzida exclusivamente pelo eng. Ambiental que possui formação específica para tal. Para que esta perspectiva se torne realidade, temos que nos unificar e criar um conselho ou sindicato de classe bem organizado e definido para conquistarmos gradativamente e se necessário a utilizando a via judicial / legal para este fim...

    Por Anonymous Anônimo, as 21:31 

  • Daew meus bruxo!!!!!!
    Estou no último ano do curso de Engenharia Ambiental da UPF/RS, e posso dizer aos desavisados que este profisional é o mais preparado para lidar com o gerenciamento de resíduos, bem como a sua disposição ecológicamente adequada, seguindo aos critérios e normas de engenharia.
    O Engenheiro Ambiental poderá optar por gerenciar planos de gestão ambiental em empresas, integrando práticas de produção mais limpa, auditorias ambientais, períto ambiental.
    Bom, estas são apenas algumas das atividades que podem ser desempenhadas com extrema desenvoltura por um de nossos colegas.
    De acordo com o estado ou município, podem mudar algumas matérias na grade curricular destes, deixando de lado algumas subareas e evidenciando outras, normalmente a necessidade de fazer desenvolver sustentavelmente as áreas mais deficiêntes daquela região, é que vão nortear o curso ao aprimoramento do profissional em relação as suas características particulares.
    Sendo assim meus amigos, o que efetivamente vai nos dar a atribuição para exercer uma determinada área profissional, a qual é regulada pelo CREA, então o que você estudou na faculdade é que vai lhe dar a atribuição necessária para exercer determinada função, a própria ementa da matéria lhe ampara como um certificado de garantia.
    Algumas pessoas ficam falando bobagem, por desconhecerem o curso e suas atribuições, ou ainda, por medo de perderem a maior fatia do mercado de trabalho.
    O Eng. Ambiental é o mais preparado dos engenheiros e vai gcomandar toda a equipe de profissionais, eng. florestal, mecânico, civil, elétrico, agronomo, biólogo, sociologo, etc....
    Então, não ouçam os ignorantes falarem besteira......
    Foi uma grande satisfação poder falar com todos.....um grande abraço aos colegas e futuros colegas......
    Eng. Ambiental - Valter

    Por Blogger ecomaster, as 10:01 

Postar um comentário

Página Inicial

Designed for Mozilla Firefox - Get Firefox! Linux Open Source Web Design Hacker Culture Powered by Blogger Pro™ ImageShack® - Image Hosting Stop Internet Explorer!