<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD> <!-- BODY - BEGIN --> <BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10933364\x26blogName\x3dportal+AMBIENTAL\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portalambiental.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portalambiental.blogspot.com/\x26vt\x3d-2159574027787888339', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, março 22, 2005

22 de Março - Dia Internacional da água. O que temos para comemorar?

postado por PomP's! @ 00:30

De acordo com a declaração Universal dos Direitos - editada pela ONU (Organização das nações Unidas):
A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis...

Para quem está afim de ler o texto todo, pode acessar o artigo completo aqui: 22 de Março - Dia Internacional da água. O que temos para comemorar?

Para quem não curte ler textos na net, eu destaquei alguns trechos do texto:

A maior consumidora de água potável é a agricultura. E uma pesquisa do Ibope (...) apontou que as pessoas não tem consciência desse fato. Os consumidores acreditam que o grande vilão do consumo de água e da poluição é a indústria, seguido pelo consumo doméstico. (...) A irrigação consome 70% dos recursos hídricos do país.

Até aqui, tudo bem... mas olha só o que este trecho diz:

E o que podemos fazer? - A população pode ajudar a diminuir o impacto da ação do homem sobre os recursos hídricos, economizando água em suas casas, como fechando a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, usar um balde, ao invés de mangueira para lavar o carro, aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada. Mas mais que isso, pode cobrar dos governos uma política mais ágil para evitar o desperdício e a destruição das nascentes dos rios.

Contraditório, não? Se a agricultura é a "maior vilã" da história, por que justo para a população sobra o papel de amenizar o desperdíco da água? Imaginem gente: com 180 milhões de pessoas, os brasileiros consomem 10% de toda água captada. A agricultura consome 7 vezes mais!!! É como se tivesse uma população equivalente à da China (1,2 bilhões de pessoas) consumindo água aqui no Brasil! E ainda eles têm coragem de chegar na população e pedir pra que evite o desperdício? Para uma população que nem mesmo sabe que agricultura consome 2/3 da água do país? Tudo bem, não está errado perdir isso para a população, mas não está certo exigir apenas da população! E à agricultura exigir o que? No mesmo texto:

(...) para diminuir o problema, as plantações deveriam ser irrigadas de forma mais econômica, com técnicas como o gotejamento, microgotejamento e microaspersão, ao invés do pivô central, que joga praticamente 2/3 da água para a atmosfera. Além do desperdício na irrigação, e dos fertilizantes e agrotóxicos usados nas lavouras, o desmatamento e as queimadas utilizadas para o plantio de novas safras também provocam a escassez da água, comprometendo as nascentes e os rios.

Tá vendo?! Solução tem! Mas ninguém (agricultores e representantes políticos) parece estar ciente disso. E destacando mais uma vez um trecho lá de cima quando fala da população, que talvez teria ficado ficado melhor na parte da agricultura:

Mas mais que isso, pode cobrar dos governos uma política mais ágil para evitar o desperdício e a destruição das nascentes dos rios.

Pois é, devemos sim exigir tais mudanças, mas principalmente em relação à agricultura. E pior de tudo, não podemos nos iludir que a agricultura é o que traz desenvolvimento pra país não, pois a maior parte da produção agrícola é a produção de soja! Alguém aqui já comeu soja alguma vez na vida? Pra onde ela vai? E essa soja, é exportada! E pra onde vai o lucro? Para os agricultores! Legal, né?

E que fique bem claro:

  • Escove os dentes uma vez ao dia.
  • Durante o banho todo, não abrir a torneira, para evitar o desperdício.
  • Use a água da sua descarga para usar no seu jardim, afinal, ela está cheia de nutrientes!


Designed for Mozilla Firefox - Get Firefox! Linux Open Source Web Design Hacker Culture Powered by Blogger Pro™ ImageShack® - Image Hosting Stop Internet Explorer!